Movimento Negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS
Hoje, dia 18 de fevereiro de 2021, a Coalização Negra pelos Direitos realiza manifestação nacional. O motivo é a reivindicação de prorrogação da política de auxílio emergencial até o fim da pandemia da Covid-19, com parcelas de ao menos R$ 600, pelo Governo Federal.
Também exige-se que sejam garantidas vacinas de imunização contra Covid-19 para todas e todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em resistência à sanha do setor privado em abocanhar vacinas.
Os atos ocorrem por todo o país.
Em Salvador-Bahia o ato aconteceu na escadaria da Câmara Municipal, em pleno Pelourinho, e reuniu diversas organizações que estão na Coalização Negra pelos Direitos.
Estiveram presentes representantes de Movimentos e Organizações Sociais como os Agentes da Pastoral Negra (APN), o Movimento Negro Unificado (MNU), a União dos Negros pela Liberdade (Unegro), o Coletivo Negro Luiza Mahim, entre outras. Também representantes de partidos políticos como o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido dos Trabalhadores (PT) estiveram no ato. Também estiveram presentes vereadoras e vereador da Câmara Municipal de Salvador (Maria Marighella – PT; Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho – mandato Coletivo -Preta por Salvador- PSOL; Silvio Humberto – PSB) e membros da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (Olivia Santana – PCdoB e Silvio Humberto – PSOL).
Imagens: Edgar Amaral – APN